Hd Externo é bom? Saiba mais sobre o assunto

Precisa comprar um HD externo, mas não sabe qual comprar e como utilizar de forma segura este equipamento? Fique tranquilo(a) que hoje vamos tirar suas dúvidas sobre este aparelho que é muito utilizado, principalmente para backups.

Como e para quê usar um HD externo?

HDs são discos rígidos com uma cabeça de leitura e gravação magnética, o que significa que ele funciona como um antigo disco de vinil, e se riscado ou batido, seus arquivos ficam comprometidos. O HD externo é feito para usar em backups e transferência de dados. Isto significa que você não deve utilizar como seu HD principal.

Ele tem que ser confiável para que sempre que você perder ou apagar um arquivo em seu computador, ele está lá no seu HD externo para lhe “salvar”. O HD possui tempo de vida útil, quanto mais tempo você usa, menor fica então preservar este equipamento é uma boa prática.

No caso dos HDs maiores (de 3,5″ – com fonte ou o de rede) você pode utilizar no dia a dia, pois como eles não são levados para todos os lugares e ficam praticamente todo o tempo ligados em seu computador não existe tanto problema de utilizar o tempo todo.

Cuidados com o HD externo

Seu HD externo tem que ser tratado como uma criança. Todo cuidado nunca é demais. Sempre coloque suavemente sobre a mesa de trabalho, e sempre ejete corretamente quando for desligá-lo.

Ao transportar, deve ser colocado dentro de algo que o proteja de pancadas e quedas. Desta forma você terá seu HD funcionando por mais tempo.

HD externo

Como saber qual o melhor modelo para mim?

Existem vários modelos, mas vamos lhe apresentar 3 que são mais utilizados:

HD próprio de 2,5 – Se você precisa de um backup mais profissional, te indico este, pois possui um custo baixo, com fácil portabilidade.

Case + HD convencional – Normalmente utilizado para guardar arquivos que não são tão importantes assim. Pode ser utilizado para transferir arquivos entre computadores gastando pouco.

HD próprio de 3,5 – normalmente utilizados em PC’s que necessitam de maior capacidade de armazenamento, ou em um sistema de backup automatizado, ou em casos de maior confiabilidade nos arquivos sem a necessidade de levar o HD externo para outros locais.